Dicas para o professor lidar com crianças hiperativas e desatentas.
Déficit
de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos problemas mais comuns na
infância, que continua até a adolescência e vida adulta. Os sintomas
incluem dificuldade em permanecer focado e prestar atenção, dificuldade
em controlar o comportamento e hiperatividade.
Existem
três subtipos de TDAH: 1) Predominantemente hiperativo-impulsivo; 2)
Predominantemente desatento; 3) Combinado hiperativo-impulsivo e
desatento. A maioria das crianças têm o tipo combinado de TDAH.
O
tratamento pode aliviar muito os sintomas do transtorno, mas não há
cura. Com o tratamento, a maioria das pessoas com TDAH pode ser bem
sucedido na escola e levar uma vida produtiva. Pesquisadores estão
desenvolvendo tratamentos e intervenções usando novas ferramentas como
imagens do cérebro para entender melhor o TDAH e encontrar formas mais
eficazes de tratar e prevenir.
Com
o início das aulas, a Plenamente gostaria de dar algumas dicas para
professores de como lidar com crianças portadoras de TDAH. Sabemos que
apesar deste diagnóstico estar cada vez mais conhecido, os professores
ainda precisam de ajuda com seus alunos na ESCOLA, local onde os
problemas principais acontecem!
Segue uma lista de sugestões:
-
Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é
maior. Eles devem ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro
da classe, e de costas para ela;
- Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de rotina;
- Afaste-as de portas e janelas para evitar que se distraiam com outros estímulos;
- Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem;
- Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual;
- Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;
- Repita ordens e instruções; faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu;
- Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões;
-
Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar
materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ela pode sair da
sala quando estiver mais agitada e recuperar o auto-controle;
-
Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as
tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos
responsáveis que leiam as anotações;
-
O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda
a elevar sua auto-estima. Procure elogiar ou incentivar o que aquele
aluno tem de bom e valioso;
- Crianças hiperativas produzem melhor em salas de aula pequenas. Um professor para cada oito alunos é indicado;
- Coloque a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo;
-
Proporcione um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico
de maneira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a
mesma atitude;
- Nunca provoque constrangimento ou menospreze o aluno;
-
Proporcione trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favoreça
oportunidades sociais. Grande parte das crianças com TDAH consegue
melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais quando no meio
de grupos pequenos;
-
Adapte suas expectativas quanto à criança, levando em consideração as
deficiências e inabilidades decorrentes do TDAH. Por exemplo: se o aluno
tem um tempo de atenção muito curto, não espere que se concentre em
apenas uma tarefa durante todo o período da aula;
-
Proporcione exercícios de consciência e treinamento dos hábitos sociais
da comunidade. Avaliação frequente sobre o impacto do comportamento da
criança sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante;
-
Coloque limites claros e objetivos; tenha uma atitude disciplinar
equilibrada e proporcione avaliação frequente, com sugestões concretas e
que ajudem a desenvolver um comportamento adequado;
- Desenvolva um repertório de atividades físicas para a turma toda, como exercícios de alongamento ou isométricos;
-
Repare se a criança se isola durante situações recreativas barulhentas.
Isso pode ser um sinal de dificuldades: de coordenação ou audição, que
exigem uma intervenção adicional.
-
Desenvolva métodos variados utilizando apelos sensoriais diferentes
(som, visão, tato) para ser bem sucedido ao ensinar uma criança com
TDAH. No entanto, quando as novas experiências envolvem uma miríade de
sensações (sons múltiplos, movimentos, emoções ou cores), esse aluno
provavelmente precisará de tempo extra para completar sua tarefa.
-
Não seja mártir! Reconheça os limites da sua tolerância e modifique o
programa da criança com TDAH até o ponto de se sentir confortável. O
fato de fazer mais do que realmente quer fazer, traz ressentimento e
frustração.
-
Permaneça em comunicação constante com o psicólogo ou orientador da
escola. Ele é a melhor ligação entre a escola, os pais e o médico.
Bibliografia
National
Institute of Mental Health
http://www.nimh.nih.gov/health/publications/attention-deficit-hyperactivity-disorder/complete-index.shtml
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