ABRIL/2015
MANIFESTO:
CONQUISTAS E DESAFIOS PARA A ATUAL EDUCAÇÃO
Embasado no
pensamento liberal que se propagava no Brasil, o Manifesto apresenta
uma reflexão importante sobre o pensamento arcaico que segrega a
educação das demais articulações sociais de relevância para o
desenvolvimento do país. Com a proposta de renovar a escola
tradicional, objetivava a aplicação da verdadeira função social
da escola, pautadas na democracia, onde educação pública é
compreendida como responsabilidade do Estado. Ou seja, se a
educação é para todos, então, as classes populares que não eram
beneficiadas pelas escolas privadas, teriam uma escola comum às
instituições privadas, porém de forma igualitária e gratuita.
A defesa da
laicidade também é um ponto chave do Manifesto que trava uma luta
contra o ensino religioso, predominante no Brasil em boa parte das
escolas da época. O Manifesto além de avaliar a situação em que a
educação se encontrava, já pensava numa estrutura educacional que
pudesse satisfazer os anseios da sociedade moderna, talvez por esse
motivo, transformou-se num processo que articulou e desencadeou uma
série de reformas que hoje, estão a a disposição dos novos
profissionais da educação.
A necessidade de
democratizar a sociedade fez com que o movimento da Escola Nova
acontecesse paralelamente à pedagogia tradicional, buscando reformas
educacionais urgentes, emergindo da própria população a
necessidade de uma consciência nacional. Ao lado de uma atenção
especial na formação do cidadão, a Escola Nova tinha seus
objetivos concentrados no aluno, valorizando a individualidade e
propiciando autonomia ao educando. Os educadores dessa concepção
acreditam que o papel da escola é transformar a sociedade desigual e
apática em uma sociedade mais justa, igualitária e participativa,
na qual caberia à educação adaptar os estudantes ao seu ambiente
social. A Escola Nova acredita que a educação é o exclusivo
elemento eficaz para a construção de uma sociedade democrática,
que leva em consideração as diversidades, respeitando a
individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e
capaz de inserir-se nessa sociedade.
A publicação do
manifesto foi extremamente importante para a democratização do
ensino no Brasil, pois abriu as portas para que tivéssemos uma
educação digamos que globalizada, mais ampla. E até hoje essa
conquista continua ganhando terreno. Hoje as escolas tem uma certa
autonomia, o conteúdo programático já é discutido na gestão
escolar quanto a questão do contexto regional e cultural, e como
disse Dewer em umas das suas teses: "A ênfase da educação não
está na acumulação de conhecimentos mas na capacidade de
aplicá-los às situações vividas".
O
legado deixado pelo manifesto para os dias atuais, é desafiador,
porque se formos reanalisar todo o processo dentro do contexto
histórico, poderemos constatar as variadas mudanças econômicas,
políticas e morais que sacudiram nossa história. A tentativa do
socialismo com o liberalismo em democratizar a sociedade e a educação
não foi satisfatória, agora estamos no império do capitalismo e o
processo de globalização esta fazendo com que a educação fique
atrelada aos interesses do lucro capitalista.
Após
o manifesto muita coisa já mudou, porém muito ainda precisa ser
feito para que a Educação brasileira alcance tamanha dignidade que
seja capaz de transformar a sociedade como um todo. Essa será sempre
uma luta árdua e contínua para termos uma verdadeira educação,
que forme pessoas não meramente para o mercado de trabalho, mais,
pessoas pensantes e críticas que consigam enxergar as entrelinhas
das situações adversas.
A
nossa educação precisa cada vez mais de profundas modificações
pedagógicas na forma de agir, pensar, cuidar com qualidade essa nova
era de alunos, esse é o legado para nossos dias.
REFERÊNCIAS
-
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda.
História
da educação e da pedagogia – geral e Brasil
/ Maria Lúcia de Arruda Aranha. – 3 edd. – ver e ampl.- São
Paulo: Moderna 2006. p.302-304.
-
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf
http://sga.uniube.br/academico/AVA/Diario/gestao/diarios/Video.php?video=http://www.youtube.com/v/zAV1T1H1WCw