quarta-feira, 22 de abril de 2015

ABRIL/2015


MANIFESTO: CONQUISTAS E DESAFIOS PARA A ATUAL EDUCAÇÃO


Embasado no pensamento liberal que se propagava no Brasil, o Manifesto  apresenta uma reflexão importante sobre o pensamento arcaico que segrega a educação das demais articulações sociais de relevância para o desenvolvimento do país. Com a proposta de renovar a escola tradicional, objetivava a aplicação da verdadeira função social da escola, pautadas na democracia, onde educação pública é compreendida como responsabilidade do Estado.  Ou seja, se a educação é para todos, então, as classes populares que não eram beneficiadas pelas escolas privadas, teriam uma escola comum às instituições privadas, porém de forma igualitária e gratuita.
A defesa da laicidade também é um ponto chave do Manifesto que trava uma luta contra o ensino religioso, predominante no Brasil em boa parte das escolas da época. O Manifesto além de avaliar a situação em que a educação se encontrava, já pensava numa estrutura educacional que pudesse satisfazer os anseios da sociedade moderna, talvez por esse motivo, transformou-se num processo que articulou e desencadeou uma série de reformas que hoje, estão a a disposição dos novos profissionais da educação.



A necessidade de democratizar a sociedade fez com que o movimento da Escola Nova acontecesse paralelamente à pedagogia tradicional, buscando reformas educacionais urgentes, emergindo da própria população a necessidade de uma consciência nacional. Ao lado de uma atenção especial na formação do cidadão, a Escola Nova tinha seus objetivos concentrados no aluno, valorizando a individualidade e propiciando autonomia ao educando. Os educadores dessa concepção acreditam que o papel da escola é transformar a sociedade desigual e apática em uma sociedade mais justa, igualitária e participativa, na qual caberia à educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. A Escola Nova acredita que a educação é o exclusivo elemento eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade. 
A publicação do manifesto foi extremamente importante para a democratização do ensino no Brasil, pois abriu as portas para que tivéssemos uma educação digamos que globalizada, mais ampla. E até hoje essa conquista continua ganhando terreno. Hoje as escolas tem uma certa autonomia, o conteúdo programático já é discutido na gestão escolar quanto a questão do contexto regional e cultural, e como disse Dewer em umas das suas teses: "A ênfase da educação não está na acumulação de conhecimentos mas na capacidade de aplicá-los às situações vividas".
O legado deixado pelo manifesto para os dias atuais, é desafiador, porque se formos reanalisar todo o processo dentro do contexto histórico, poderemos constatar as variadas mudanças econômicas, políticas e morais que sacudiram nossa história. A tentativa do socialismo com o liberalismo em democratizar a sociedade e a educação não foi satisfatória, agora estamos no império do capitalismo e o processo de globalização esta fazendo com que a educação fique atrelada aos interesses do lucro capitalista.
Após o manifesto muita coisa já mudou, porém muito ainda precisa ser feito para que a Educação brasileira alcance tamanha dignidade que seja capaz de transformar a sociedade como um todo. Essa será sempre uma luta árdua e contínua para termos uma verdadeira educação, que forme pessoas não meramente para o mercado de trabalho, mais, pessoas pensantes e críticas que consigam enxergar as entrelinhas das situações adversas.
A nossa educação precisa cada vez mais de profundas modificações pedagógicas na forma de agir, pensar, cuidar com qualidade essa nova era de alunos, esse é o legado para nossos dias. 


REFERÊNCIAS
- ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia – geral e Brasil / Maria Lúcia de Arruda Aranha. – 3 edd. – ver e ampl.- São Paulo: Moderna 2006. p.302-304.


- http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf

http://sga.uniube.br/academico/AVA/Diario/gestao/diarios/Video.php?video=http://www.youtube.com/v/zAV1T1H1WCw