terça-feira, 31 de março de 2015


A criança e o seu desenvolvimento global através da relação com o mundo e com a escola.




        " Sabemos que o desenvolvimento infantil requer muitos cuidados, é uma área bastante delicada, pois trata-se de o início de uma grande jornada dos nossos pequeninos, nessa fase eles irão absorver o que lhes forem apresentados literalmente, eis aí a grande importância de estudarmos essa fase do desenvolvimento de nossas crianças, é aonde tudo começa, então vamos começar bem!... 

        Existem vários fatores que influenciam esse desenvolvimento, ou seja, a criança está inserida num contexto familiar onde ela poderá ser bem educada ou, muito pelo contrário, ela crescerá aprendendo a fumar, beber , a brigar e etc. A primeira educação é na família, é o primeiro contato social que a criança terá, é por isso que na minha opinião, o mais importante nesse desenvolvimento não é a herança genética, os genes e tudo mais, e sim essa primeira educação na família, ou seja, o meio poderá ser o maior  vilão na vida dessa criança, é como falei anteriormente, é aonde tudo começa.

      Existem várias concepções desse desenvolvimento humano, alguns estudiosos dizem que do nascimento até a morte o ser humano passa por diversas fases, é como dizia Sólon, governador de Atenas, segundo ele cada período iniciava com a mudanças físicas do próprio corpo, por exemplo,o primeiro período começa do nascimento até a queda da primeira dentição, o segundo com a puberdade e aparecimento de barbas, o terceiro com o crescimento dos membros, amadurecimento sexual, emfim, até a morte. Já segundo Freud dividiu essas fases segundo o desenvolvimento psicossexual do indivíduo, quando nasce, é a fase oral, em seguida fase anal, falítica, latência e genital respectivamente, essa última aos 12 anos de idade. E segundo a teoria de Gesell começa com o embrião, feto , Infância (até 2 anos), Pré-escolar (2  a 5 anos), Meninice( 5 a 12), Adolescência ( 12 a 20 anos), e por última a fase adulta. Piaget usando o cognitivo, dividiu esses estágios em três, Inteligência senso-motora (0 a 2 anos),  Inteligência operatório-concreta ( 2 a 11 anos) e Inteligência operatório-formal com 12 anos.   Porém é necessário reconhecer que cada ser humano é um ser único, com pais diferentes e necessidades distintas, por isso é muito difícil generalizar o tratamento com essas crianças, ou seja o mesmo plano de aula para todas por exemplo, nesse caso o pedagogo atua como mediador nesse processo".   

Roberto Gato de Oliveira.

até a próxima!!